sábado, 22 de setembro de 2012

Confira a programação do Simpósio de Jornalismo da Unemat/Alto Araguaia


Noites têm conferência a respeito da imagem na mídia, bate-papo sobre vida de repórter, “roda viva” com comunicador popular e painel com estudantes e recém-formados


A programação noturna do VII Simpósio de Jornalismo da Unemat\AltoAraguaia vai ter conferência, bate-papo com profissional da área, ampla entrevista coletiva (formato “roda viva”), II Festival do Minuto, painel universitário e entrega do IV Prêmio Depcom. O evento ocorre no campus Alto Araguaia da Universidade do Estado de Mato Grosso entre 25 e 28 de setembro. Inscrições para estudantes em geral, R$ 10. Para professores e profissionais em geral, R$ 20. 

Na terça, 25, o tema central do evento (“A imagem na mídia: estética do espetáculo, identidade, persuasão...”) será exposto pela doutoranda em Ciências da Informação e Didática de Ciências Sociais na Universidade de La laguna (Espanha) e professora assistente da Universidade Estadual Paulista, Dalva Aleixo Dias. 

O jornalista Rodrigo Vargas, repórter do jornal “Diário de Cuiabá” e ex-correspondente da “Folha de São Paulo” em Cuiabá, falará na quarta, 26, a respeito de "Estética do espetáculo e sensacionalismo na mídia", conectando o assunto com sua experiência profissional.

A noite de quinta, 27, vai começar com a mostra de vídeos do II Festival do Minuto. Clique em http://www.festivaldominutoaia.blogspot.com.br/ e confira os detalhes. A programação seguirá com a “roda viva”, tendo no centro o escritor (com mais de 20 livros) e comunicador popular, Vito Giannotti. O profissional é coordenador do Núcleo Piratininga de Comunicação (RJ), entidade que realiza cursos para dirigentes sindicais e jornalistas. A entrevista com Giannotti partirá do assunto “Persuasão e Resistência”.

Na sexta, 28, também haverá programação dupla: painel universitário e entrega dos vencedores do IV Prêmio Depcom. A primeira atividade vai apresentar experiências de empreendedorismo na área da comunicação, com os recém-formados em Jornalismo pela Unemat\Alto Araguaia (Lavousier Machry – livro-reportagem “Do pampa ao cerrado” – e Marcos Cardial – fotojornalismo e assessoria) e os acadêmicos da UFMT Lucas Iglesias e Francisco José (empresa de eventos “Anormal”, de Barra do Garças).

O Depcom premiará trabalhos nas categorias “texto opinativo”, “texto informativo”, “fotografia”, “radiojornalismo” e “telejornalismo-audiovisual”. Mais informações no http://faz-acontecer.blogspot.com/.

Obs.: Alunos do Campus Universitário do Araguaia da UFMT interessados em se inscreverem no ônibus para o evento devem procurar o professor Alfredo Costa.

Nenhum comentário: